Alguns cuidados a ter na compra de pellets
Na compra de pellets, uma forma de biomassa para aquecimento, é aconselhável ter alguns cuidados.
Nem todos os pellets têm a mesma qualidade, esta pode variar conforme o fabricante, e nem sempre é visível pelo aspecto do produto ou pela sua embalagem.
É aconselhável antes de comprar uma grande quantidade, testar um ou dois sacos (15 a 30kg) para se certificar que é o ideal para o seu equipamento e que o pellets tem alguma qualidade.
A qualidade dos pellets não pode ser medida pela sua embalagem, a maioria dos fabricantes de pellets utilizam as mesmas máquinas e o mesmo tipo de saco para embalar os pellets.
A qualidade dos pellets mede-se pela quantidade de calor que emitem e pela quantidade de resíduo que deixam no seu queimador ou cinzeiro (pequeno deposito onde ardem os pellets). Quando menor for o resíduo ou cinza os pellets deixarem, melhor.
O facto de alguns pellets terem algum pó não significa que sejam de má qualidade, desde que o pellet não esteja esfarelado e não mostre sinais de degradação, por humidade, por exemplo, pode usar à vontade.
Não use pellets que tenham sofrido alguma influência directa de humidades, este poderá ter perdido a consistência e irá desfazer-se no contacto com o sem fim (sistema elevatório para alimentação), sob pena de danificar o seu equipamento.
Os preços dos pellets, sacos de 15kg, para 2010/2011, podem variar entre 2,99€ e 4,90€, depende do vendedor e da qualidade do pellet. Estes valores são resultado de uma pesquisa de mercado que fiz este mês entre o dia 10 e 15 de Outubro de 2010. Não contactei fabricantes, mas sim casas das especialidade e grande superfícies, de bricolage e outras.
Normalmente nas grande superfícies, o preço é mais baixo, mas deve ter em atenção o que já sugeri, faça sempre um teste antes de comprar grandes quantidades.