Os recuperadores de calor
Ao contrário das lareiras abertas os recuperadores de calor tem uma estrutura fechada que lhes permite absorver o calor para sua estrutura e daí difundi-lo para a area circundante.
Os recuperadores de calor queimam lenha ou pellets, dentro da lenha existe também os briquetes, um genero de lenha comprimida.
Um recuperador de calor com interior em ferro fundido e com ventilação é uma boa combinação, o ferro fundido irá absorver o calor e em conjunto com os ventiladores irá espalhar mais facilmente e rapidamente o calor.
Um recuperador a pellets tem algumas carateristicas que para o dia a dia se torna uma mais valia, especialmente para quem não tem tempo para estar constantemente a carregar lenha, partir e arrumar, sem falar nas tentativas de acender o lume. Com estes equipamentos o acendimento é automático, a chama é provocada pelo aquecimento de uma resistencia electrica junto ao queimador de pellets, que durante 3 minutos irá aquecer os pellets ao ponto de este iniciarem a chama.
O carregamento dos pellets é feito directamente para um depósito, que normalmente dá ao equipamento muitas horas de autonomia. Todo o processo de queima é controlado pelo recuperador, este vai auto-alimentando-se de modo a queimar só o necessário para satisfazer a temperatura programada para a divisão onde está instalado.
Praticamente todos têm programador semanal que lhes permite ligar e desligar automaticamente, a uma hora definida, sem intervenção do utilizador.
Existem recuperadores de calor para inserir em lareiras e em salamandras para quem não tem lareira, a necessidade de chaminé neste equipamentos é nula, só será necessário uma pequena saída para o exterior, sem ter que ir acima do telhado. A saída pode ser directamente para a rua, neste saída não irá sair fumos nem cheiros, só os gases de combustão.